Então informaram a Josafá: "Um exército enorme vem contra ti de Edom...
...Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.
Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.
Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo, e orou: "Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.
Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?
Eles a têm habitado e nela construíram um santuário em honra do teu nome, dizendo:
‘Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’.
"Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir... não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti"...
Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel,... no meio da assembléia.
Ele disse:... Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.
Amanhã, desçam contra eles... Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ".
Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor.
Então os levitas... levantaram-se e louvaram o Senhor, o Deus de Israel, em alta voz.
De madrugada partiram..
"Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: "Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre". Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados." (2 Crônicas 20: 2-22)
Nessa passagem vemos um grande exemplo na bíblia de que o Senhor age em nosso favor enquanto o louvamos! Mas antes do dia da batalha em que os israelitas louvaram juntamente com os levitas, houve um tempo de arrependimento, jejum, dependência, humilhação e fé diante do Senhor.
Apenas abrir nossos lábios, ou tocar nossos instrumentos não significa que estamos "louvando e adorando" verdadeiramente.
Antes é preciso que o adorador esteja com o coração e a atitude correta diante do Senhor!
O que moveu o coração de Deus em favor dos israelitas foi a atitude que tiveram de consultá-lo, de se arrependeram, de jejuarem, de se humilharem reconhecendo que não podem, e numa atitude de fé lembrarem dos grandes feitos do Senhor e de como Ele é poderoso! E consequentemente o louvarem por que Ele é digno! Aleluia!
Comentários
Postar um comentário