LIBERTAÇÃO ATRAVÉS DO LOUVOR


 

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.”

(1 Samuel 16:13-23 )ACF

 

Saul havia desobedecido ao Senhor seguidamente, e o Espírito do Senhor havia se retirado dele dando lugar a um espírito maligno para atormentá-lo. Ao mesmo tempo o Senhor mandou o profeta Samuel ungir Davi para torna-lo Rei em lugar de Saul.

Os servos de Saul o aconselharam a buscar um homem que soubesse tocar harpa para que tocasse na presença do Rei para ele se sentir melhor. Então o informaram que na casa de Jessé havia um homem que sabia tocar, mas não apenas isso, ele era: valente e vigoroso, homem de guerra, prudente em palavras, de gentil presença e principalmente o Senhor era com ele. Davi foi levado a presença de Saul e quando o espírito maligno atormentava Saul, Davi tocava sua harpa e o espírito maligno se retirava dele.

Que passagem tremenda! O que nós como “ministros de louvor” podemos aprender com ela?

Davi não era apenas pastor de ovelhas, ele também era músico, tocava harpa, era compositor e até fabricava instrumentos musicais (1cr 23:5).

O Espírito do Senhor estava sobre ele – Na antiga aliança o Espírito Santo não estava disponível a todos, apenas àqueles que Deus queria ungir, como Reis e profetas. Na nova aliança, quando nos arrependemos e entregamos nossa vida ao Senhor Jesus, passamos a ser Templo e o Espírito Santo vem habitar em nós. Como ministros de louvor devemos andar no Espírito, e ser guiados por Ele.

Ele era valente e vigoroso, e homem de guerra – Davi conhecia e confiava no Senhor, e por isso era valente e homem de guerra, mesmo antes de matar Golias ele já havia matado um leão e um urso, confiando que o Senhor daria a vitória. Assim também deve ser conosco. Devemos ser valentes e cheios de força, enfrentando os obstáculos que tentam nos impedir de fazer a vontade do Senhor, e irmos com confiança para a Batalha (espiritual).

Prudente em palavras e de gentil presença – Davi era gentil e sábio nas palavras. Assim também nós devemos ser, nossas palavras devem sempre ser para a edificação, não apenas quando estamos ministrando o louvor, mas em nossa vida diária.

O Senhor era com ele – Davi andava constantemente na presença de Deus, podemos ver isso também em cada um dos salmos escritos por ele.

Quando Davi tocava, o espírito mau se retirava de Saul – Aleluia! Não podemos subestimar o louvor que sai dos nossos lábios e dos nossos instrumentos. Podemos ver nessa passagem que o louvor liberta, mas para que isso aconteça precisamos andar como Davi andou, e sermos homens e mulheres “segundo o coração de Deus” assim como ele foi.

Oremos: Senhor, que possamos ser homens e mulheres segundo o coração de Deus, assim como Davi foi, que possamos ser guiados pelo Teu Espírito; que as palavras dos nossos lábios possam refletir a Tua presença, e que ao louvarmos ao Senhor, pessoas seja libertas e curadas, nós te pedimos em nome de Jesus! Amém.

Comentários

Postar um comentário