Quando a Glória vem

 


E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que ali se acharam, se santificaram, sem respeitarem as suas turmas,

E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).

E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor;

E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

 (2 Crônicas 5:11-14)

 

                Salomão havia terminado a construção do Templo, e reuniu as autoridades de Israel para a transportar a Arca da Aliança e os utensílios do Templo.

                Os levitas e sacerdotes, eram separados por turmas ou escalas para se santificar e ministrar diante da Arca do Senhor 24 horas por dia, organizados pelo Rei Davi.

Por esta ocasião eles não respeitaram essas turmas e todos se santificaram para ali estar. Quando eles a uma só voz tocavam e cantavam declarando: Porque o Senhor é bom e a sua benignidade dura para sempre, então o Templo se encheu de uma nuvem e os sacerdotes não podiam ficar de pé para ministrar, pois a Glória do Senhor havia enchido aquele lugar.

Que passagem tremenda!

Creio que o desejo de todos nós como ministros de louvor é que isso aconteça conosco enquanto ministramos. Precisamos então meditar nessa passagem e aprender o que o Senhor requer de nós para isso.

Os seguintes pontos me chamaram a atenção:

- SANTIFICAÇÃOOs sacerdotes e levitas não respeitaram a divisão das turmas e todos se santificaram. Havia nitidamente um desejo profundo de adorar ao Senhor.

A santificação naquela época consistia em se lavar com água, e em nosso tempo a água significa a Palavra. Em João 15:3 lemos: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”  E Efésios 5: 25-27 “...como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:25-27)

A leitura e meditação diária na Palavra do Senhor gera em nós a santificação.

- UNIDADE – Os sacerdotes e levitas cantavam e tocavam uniformemente, fazendo-se ouvir uma só voz.

Em 1 Coríntios 12:12 lemos: “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.”

Nós devemos buscar essa unidade do corpo de Cristo, pois o Senhor deseja ouvir o nosso louvor a uma só voz, Ele deseja ouvir o louvor da congregação unida. Os instrumentos precisam tocar a uma só voz como se fossem um instrumento apenas, ou seja, o ego, o eu, o estrelismo não deve existir. O “eu vou fazer esse solo pra mostrar que toco melhor” deve ficar de fora. O “eu sei cantar melhor que fulana ou fulano” deve ficar de fora. Todos têm a sua função específica, mas são apenas parte de um todo.

“O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 15:5-6)

- DECLARAVAM A BONDADE E A MISERCÓRDIA DO SENHOR – Por todo o livro de Salmos podemos ver essa frase se repetindo: Porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre. O louvor era para Deus e estava centrado em Deus e em seus atributos.

Oremos: Senhor, nos dá a cada dia mais fome da Tua Palavra. Trabalha em nosso caráter, em nossas atitudes, para que possamos verdadeiramente ser membros do Corpo de Cristo.  Gera em nós a santidade e a unidade que precisamos para experimentar da Tua Glória. Que possamos contar e cantar mais sobre a tua bondade, amor e misericórdia. Em nome de Jesus!

Comentários